7 dicas para não errar na escolha de fornecedores

Uma das mais importantes decisões de uma empresa com relação à produção diz respeito à escolha de fornecedores. É preciso selecionar com cuidado, pesquisar e planejar, pois qualquer problema no fornecimento pode afetar a produtividade da sua companhia. Portanto, priorize fornecedores confiáveis e alinhados à qualidade e aos objetivos da sua empresa.

Mas como evitar problemas na seleção de fontes de fornecimento? Apresentamos aqui algumas dicas para ajudar durante todo esse processo de seleção de fornecedores. Continue a leitura!

 

Dicas para a escolha de fornecedores

Busque fornecedores com objetivos alinhados aos seus

O primeiro passo da escolha de fornecedores é procurar empresas que tenham objetivos alinhados aos da sua própria companhia. Assim, a relação comercial será mais fácil, pois vocês terão pontos em comum em termos de negócio. Por isso a colaboração é um quesito importante no relacionamento B2B.

Por exemplo, se a sua empresa tem como valor a sustentabilidade pode vir a ter a reputação afetada se comprar de um fornecedor cujo negócio contribui para o aumento da poluição do ar. Leve para a etapa final de seleção somente aqueles que têm pontos em comum com sua companhia e que formarão uma melhor parceria comercial.

Verifique o orçamento e os lucros possíveis

Qualquer decisão deve levar em conta quanto será gasto com determinada ação e o quanto pode lucrar com ela. Quando o assunto é a escolha de fornecedores, a situação não é diferente. Depois de escolher opções alinhadas com a sua empresa, faça cotações com cada uma das fontes de fornecimento e analise qual a proposta é mais condizente com a realidade financeira da sua companhia.

Além disso, é necessário entender bem qual será o impacto das aquisições em relação aos produtos ou serviços ofertados no mercado pela sua empresa. Com essas informações em mãos, ficam mais evidentes quais melhores opções para se estabelecer uma parceria comercial para o seu negócio.

Deixe claro do que você precisa

O fornecedor pode levar o mesmo produto para diferentes empresas, mas cada uma tem suas próprias expectativas e necessidades. Sendo assim, mesmo aqueles que você considerar ideais e que tenham um bom tempo de mercado, não são capazes de fornecer os insumos fundamentais para a sua produção sem receber uma requisição com as informações corretas.

Comunique da maneira transparente e informativa o que precisa adquirir, como é o funcionamento da sua empresa e quais são os prazos de entrega. Diante disso, você saberá se o fornecedor é capaz de atender a suas solicitações e a parceria comercial atenderá expectativas mais realistas.

Valorize a comunicação entre as empresas

A maioria dos problemas com o fornecimento de suprimentos envolve situações fora do seu controle. Sendo assim, é fundamental que a escolha de fornecedores valorize a comunicação entre as empresas.

Você precisa de parceiros acessíveis, organizados e sérios, capazes de auxiliar em situações em que as coisas fogem do controle e geram problemas para a sua empresa. As intercorrências tendem a diminuir consideravelmente quando há uma boa relação comercial com fornecedores e a solução das mesmas será muito mais eficiente e rápida.

Se você não sente confiança em relação a um candidato a fornecedor, provavelmente deixa de ser uma opção interessante. Mas lembre-se de que a confiança é uma via de mão dupla e que, da mesma forma que você espera isso do fornecedor, ele deve senti-la quanto a sua empresa.

Atualmente estão disponíveis no mercado diversas plataformas voltadas para a contratação, avaliação e homologação de fornecedores. Verifique qual mais se adequa às necessidades do negócio.

Analise a qualidade do produto

Assim como seus fornecedores devem ter objetivos alinhados aos da sua empresa, o mesmo deve acontecer com os produtos fornecidos. A qualidade deve ser do mesmo padrão que a do produto ou serviço que você oferecerá no mercado.

Uma compra mal feita ou a aquisição de um produto com qualidade inferior pode gerar um enorme prejuízo para empresa e até parar a sua linha de produção. E o resultado final poderá ser um produto menos competitivo e com o riso de encalhar nas lojas.

Pesquise a reputação do fornecedor

Durante o processo de escolha de fornecedores, é interessante entrar em contato com as empresas que já trabalharam com os quais tem interesse em estabelecer uma parceria comercial. Pergunte sobre como é a relação de negócio, a qualidade do produto/serviço prestado e o suporte oferecido pelo fornecedor. O tempo de atuação no mercado também deve ser levado em conta.

Faça ainda uma pesquisa na internet em busca de informações complementares. Você conseguirá assim entender melhor a trajetória do fornecedor, seu posicionamento no mercado e sua reputação em relação aos clientes.

Não dependa de um único fornecedor

É fundamental confiar em seus fornecedores, porém jamais faça isso sem ter comprovada a seriedade dos mesmos. Imprevistos, falhas, enganos e erros podem acontecer em qualquer negócio. Por isso, tenha um plano B para o fornecimento de produtos e serviços que a sua empresa necessita.

 

Gostou das dicas? Deixe um comentário sobre a sua experiência com a seleção de fornecedores!

Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado B2B!

Até a próxima! ?