A transformação digital já é realidade para a área de compras. Tecnologias 4.0 têm apoiado e digitalizado os processos que, antes, eram feitos de forma morosa e, muitas vezes, ineficiente. A importância das novas tecnologias para o dia a dia das empresas é indiscutível. Com elas, as empresas tendem a produzir mais, errar menos e ainda tomar decisões assertivas.
Não há como negar que a revolução 4.0 trouxe um novo potencial, tanto produtivo quanto estratégico dentro das companhias. Essas mudanças também exigem um novo perfil de profissional, adaptativo, criativo e resiliente.
Nesta postagem, você verá tudo o que precisa saber sobre a transformação digital na área de compras!
Os principais impactos na área de compras
Engana-se quem acha que a digitalização em compras é algo recente. Esta revolução começou há alguns anos e foi ganhando força com o surgimento das tecnologias 4.0. Soluções que auxiliam os compradores nos processos de cotação, geração de pedidos e controle já são algo comum para o segmento. O que precisamos avaliar é o quão resistente e/ou preparados os profissionais estão para utilizar estas ferramentas. Isso se chama maturidade digital.
Se quiser ler um pouco mais sobre o que é a maturidade digital, clique aqui!
Outro ponto para se preocupar é a integração dos processos da empresa espelhados nas soluções tecnológicas. A digitalização é feita para ajudar os compradores a otimizarem os processos, tornando-os mais estratégicos no setor e, assim, impulsionar os negócios da organização. Encontrar uma ferramenta que traduza os processos já implementados, de forma digitalizada, é um grande desafio.
As tecnologias que estão alavancando o setor de compras
Recentemente, dia 16 de abril, aconteceu o Innovation Day, evento promovido pelo Inbrasc, em parceria com o Mercado Eletrônico, com o objetivo de promover ideias de inovação no setor de suprimentos das empresas. O evento contou com a participação dos 35 melhores executivos brasileiros da área de compras.
Segundo uma pesquisa feita no evento, as principais tecnologias que estão impulsionando são:
- Big Data – Grandes volumes de dados estruturados e não estruturados que podem ser analisados para obter insights e melhorar o poder de decisão.
- Inteligência Artificial – Possibilita que máquinas tenham constante aprendizado, à medida que trabalham, podendo ainda performar em tarefas como seres humanos.
- Computação em Nuvem – Permite a utilização de ferramentas, arquivos e aplicativos, utilizando apenas a internet e sem a necessidade de instalação.
- Impressão 3D – Também conhecida como fabricação aditiva, permite a criação de objetos físicos pela deposição de materiais em camadas, seguindo um modelo digital.
- IoT – Comunicação entre máquinas por meio da internet que permite o compartilhamento de dados e informações para a execução de tarefas.
Para ler tudo sobre o evento Innovation Day, clique aqui!
O perfil profissional do comprador 4.0
No futuro, o perfil do profissional de sucesso será bem diferente. Uma junção de habilidades soft, hard e meta.
Soft
As habilidades de natureza humana (criatividade, pensamento crítico, inteligência social e comunicação).
Hard
Habilidades de conhecimento e cunho técnico (metodologias agile, analytics de big data, desenvolvimento de softwares etc).
Meta
Habilidades que envolvem mentalidade de crescimento, resiliência e capacidade de lidar com mudanças e incertezas. Segundo uma pesquisa feita pelo LinkedIn, as dez habilidades profissionais mais requisitadas nos currículos atualmente são:
Criatividade | Manejo de dados na nuvem |
Persuasão | Inteligência artificial |
Colaboração | Raciocínio analítico |
Adaptabilidade | Manejo de pessoas |
Manejo do tempo | User Experience Design |
Além disso, será fundamental investir em diversidade intelectual, cultural e etária, a fim de criar times executivos versáteis e acima da média.
Para saber mais sobre o perfil do profissional do futuro, clique aqui!
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários! Aproveite e assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece dentro do mercado B2B! ?
Tenho um produto para colocar no mercado Nacional na área de acessórios e utensílios para Churrasco. Tem uma forma ou plataforma para potencializar esta distribuição a nível Brasil?
Olá Carlos, agradecemos a sua pergunta.
Uma das saídas que encontramos para expandir a visibilidade do seu produto à nível nacional é utilizar um Marketplace.
Com nomes e informações bem detalhadas, os itens conseguem impactar de forma mais fácil o maior número de pessoas.
Nós temos um Marketplace B2B com mais de 8 mil compradores e 1 milhão de fornecedores. Você pode obter mais informações acessando: https://newinstprod.me.com.br/ptbr/fornecedores.html
Espero que tenhamos respondido.
Até a próxima ?