Confiança e colaboração na gestão pós-moderna foi assunto no ME B2B Summit 2019

Confiança e colaboração são duas palavras bastante em evidência nos modelos de gestão das grandes organizações na era pós-moderna. E, acredite, este pode ser o segredo para o sucesso da sua equipe.

Os líderes estão atingindo um novo estágio de maturidade e consciência, o que traz visão de negócios inovadora, e possibilita contribuir ainda mais para o desenvolvimento dos colaboradores e da empresa.

Se você se interessou pelo assunto, confira agora os principais insights sobre a palestra “Confiança e colaboração na gestão pós-moderna”, que foi apresentada por Poliana Abreu, head de conteúdo, inovação e parcerias internacionais da HSM, no ME B2B Summit 2019.

 

Saúde mental nas empresas

Saúde mental nas empresas

Hoje em dia, muitas organizações enfrentam um grande problema: os transtornos de ansiedade que vêm se espalhando pelos colaboradores de todos os tipos de empresas.

Segunda uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros sofrendo transtornos de ansiedade. Em outra pesquisa, os dados mostram que 40% dos profissionais presentes no mercado de trabalho apresentam alguma patologia relacionada ao estresse e à saúde mental.

O assunto é delicado e os números são alarmantes. Por isso, já passou da hora das organizações, sejam elas pequenas, médias ou grandes, entenderem os motivos que levam as pessoas a ficarem tão insatisfeitas. Talvez, seja o excesso de informação, a pressão por bater metas em tempos de tanta competitividade ou, como veremos a seguir, pelo modelo de gestão antiga, onde as pessoas não podem ser elas mesmas dentro do ambiente de trabalho.

 

Paredes coloridas X Pessoas cinzas

Paredes coloridas X Pessoas cinzas

Com os novos modelos de gestão e a modernização dos escritórios de trabalho, muitas empresas acabam se preocupando em oferecer um ambiente mais descontraído. É comum ver escritórios com escorregador, videogame, sala de jogos e demais ações de entretenimento.

Entretanto, muitas delas acabam aderindo ao movimento, não para favorecer, de fato, os colaboradores, mas para ficar na “moda” e seguir a tendência que está presente no mercado atual. Esta ação pode ajudar momentaneamente, mas não vai resolver os problemas de falta de motivação e felicidade.

As empresas precisam olhar para a forma que atuam e conduzem seus colaboradores, estudar diferentes modelos de gestão e fazer uma verdadeira mudança cultural, que favoreça, acima de profissionais, pessoas no ambiente de trabalho.

 

Três rupturas da gestão pós-moderna

Três rupturas da gestão pós-moderna

Existem três rupturas no modelo de gestão atual que diferem do antigo: a gestão autônoma, integralidade e o propósito evolutivo.

A gestão autônoma significa o poder distribuído. Ou seja, dar poder para as pessoas fazerem autogestão, se regularem e se responsabilizarem pelos seus próprios trabalhos.

Já a integralidade é sobre tirar a “máscara” dentro do trabalho. Muitas pessoas agem de maneira diferente e adotam um outro perfil e postura, quando estão trabalhando. A ideia de integralidade defende que as pessoas sejam elas mesmas, independentemente do contexto em que estão inseridas.

Por fim, o propósito evolutivo consiste em explicar os motivos pelos quais as pessoas precisam assumir e desenvolver cada tipo de atividade. Os colaboradores necessitam entender a importância de seus trabalhos e o resultado que cada ação tem perante as equipes e a empresa como um todo.

 

Agilidade + Propósito

Agilidade + Propósito

Atualmente, as palavras de ordem nas organizações são Agilidade e Propósito.

É importante lembrar que agilidade não significa apenas fazer mais rápido, mas também retirar o atrito para o cliente, tornar os processos mais fluídos e diminuir a morosidade de algumas atividades.

Para ser ágil, é preciso ter uma equipe preparada e que colabore para que os processos aconteçam com conformidade.

 

Por onde começar?

Assista a um trecho da palestra de Poliana Abreu, no ME B2B Summit 2019, onde ela explica por onde começar um novo modelo de gestão.

 

Sobre Poliana Abreu

Head de conteúdo, inovação e parcerias internacionais da HSM. Responsável pela revista HSM Management e pela curadoria do maior evento de gestão da América Latina, o HSM EXPO.

 

Pensar em novos modelos de gestão, que sigam a realidade contemporânea do mundo, é fundamental para ter um ambiente de trabalho saudável e próspero.

No Blog ME, você pode sempre conferir dicas de como ser um líder do futuro. Assine nossa newsletter e não perca nenhum post.