A área de compras deixou de ser apenas um departamento de aquisições há um bom tempo. Nos dias atuais, o setor é reconhecido como fundamental para os negócios decolarem. E apesar da complexidade do ciclo de compras B2B, a tecnologia vem mudando e moldando os processos, da requisição ao pagamento, facilitando a jornada das equipes de compras.

Uma das atividades que exige muita atenção por parte dos compradores é a avaliação das propostas recebidas dos fornecedores. Afinal, R$ 1 real economizado em compras significa R$ 1 real de lucro para a empresa. Apesar desse fato, a escolha pelo melhor custo-benefício vai além do preço e diferentes aspectos devem ser considerados na hora da tomada de decisão.

Por isso, com a missão de ajudar compradores, o time de Produtos do Mercado Eletrônico desenvolveu o Mapa Comparativo.

Continue a leitura!

Mapa Comparativo do Mercado Eletrônico

O Mapa Comparativo é uma funcionalidade da solução de e-Procurement do Mercado Eletrônico, que torna mais inteligente o processo de análise e comparação das cotações enviadas pelos fornecedores.

Em uma única tela, o mapa equipara todas as informações das propostas automaticamente. O usuário consegue comparar todas as informações como preço, fretes, entrega, além de indicar a melhor proposta e calcular o saving.

É possível também usar filtros dinâmicos para fazer comparações mais avançadas e específicas e, então, tomar decisões rápidas e assertivas.

A seguir, confira os principais benefícios da funcionalidade:

Visibilidade e Rapidez

Geralmente, para comparar propostas, os profissionais recorrem a planilhas no Excel, perdendo muito tempo com esse processo manual.

A funcionalidade do Mapa Comparativo permite visualizar, lado a lado, as informações importantes de todas as propostas enviadas por diferentes fornecedores em uma única tela.

O Modo Card possibilita uma visão analítica de todos os itens.

Personalização

O mapa comparativo é personalizável para o usuário. O comprador pode visualizar ou ocultar cotações, escolher a ordem das respostas, usar filtros dos campos de comparação, entre outras aplicações para facilitar a análise e escolha da melhor cotação.

Além disso, a interface tem dois modos de visualização – card e sintético – e modo noturno para quem prefere trabalhar à noite.

Consolidação de valores

Aqui, o comprador tem acesso aos dados consolidados das cotações. Ou seja, ele consegue visualizar informações, como “melhor 1ª oferta”, “total estimado”, “preço histórico do último pedido de cada item”, “melhor pacote” e “melhor preço”. Todas estas informações são geradas automaticamente e o comprador pode selecionar a opção desejada para visualizar a cotação, de acordo com o critério escolhido.

Cálculo de saving

O mapa comparativo calcula o saving de forma automática. Basta selecionar um ou mais itens da cotação e clicar no resumo da informação que deseja para o cálculo: “melhor 1ª oferta”, “preço estimado”, “preço histórico”, “melhor pacote” ou “melhor preço”.

Neste exemplo, foi selecionada a opção “Preço Histórico”,

Acima, mostramos as principais vantagens do mapa comparativo, que além de agilizar o processo de escolha dos fornecedores, traz insights para o seu negócio, como o cálculo automatizado de savings.

Peça uma demonstração gratuita da nossa solução de e-Procurement e conheça a funcionalidade.

Acesse este link e fale com um de nossos especialistas.

Até a próxima!