O Mercado Eletrônico, especializado em comércio eletrônico B2B, passou a usar conceitos de design thinking e de metodologia ágil em todos os seus processos. Desde o fim de 2016, a companhia aplica essas abordagens para melhorar procedimentos internos e entregar melhores soluções, em menos tempo, aos seus mais de um milhão de usuários. A organização já começou a colher os resultados dessa mudança cultural. Um bom exemplo é sua solução de gestão de fornecedores, chamada de Suppliers Management, que contempla práticas de cadastro, homologação, avaliação de fornecedores, gestão de terceiros e inspeção.
“Ideias novas só são possíveis por meio da troca de informação e colaboração entre os profissionais. A ideia é ter times cada vez mais multidisciplinares para diversificar os pontos de vista e apresentar propostas mais criativas”, afirma Fabrizio Tassitano, gerente de produtos e projetos do Mercado Eletrônico. “Antes de apresentar o Suppliers Management ao mercado, fizemos uma espécie de validação interna. Foram escolhidos alguns colaboradores para participar de sessões de design. Apresentamos o novo produto e, por meio de um workshop baseado nos conceitos de design thinking, escutamos as opiniões antes de validamos a solução. Assim, percebemos os pontos de melhoria e aperfeiçoamos a ferramenta antes mesmo de oferecê-la aos nossos clientes”, explica.
A metodologia ágil também passou a fazer parte do dia a dia do Mercado Eletrônico. Agora, a empresa conta com planejamentos e relatórios periódicos, com entregas menores, porém constantes. O principal objetivo é evitar o desenvolvimento de soluções e serviços muito longos. De acordo com Fabrizio Tassitano, as companhias estão acostumadas a trabalhar por meses em um mesmo projeto e descobrir as falhas apenas quando ele está materializado, além de perceber que a maioria das funcionalidades desenvolvidas são pouco utilizadas ou, em alguns casos, nunca serão aproveitadas. “Esses imprevistos são percebidos com muito mais facilidade agora. Com entregas semanais os erros são menores e há mais tempo para correções. No geral, os projetos passaram a ter etapas definidas e mais curtas de entendimento, divergência, decisão, prototipação e testes. Conseguimos ser mais rápidos e acertar mais a partir disso”, comenta.
Os conceitos de design thinking e metodologia ágil se estendem para as mais diversas áreas do Mercado Eletrônico, inclusive ao setor de Qualidade de Processos. A empresa passou a ter, periodicamente, uma pesquisa para medir a saúde dos times. Com os resultados em mãos, são implementados os procedimentos para recuperação e aprimoramento de atributos importantes para o aumento do desempenho.
Suppliers Management – segurança e gestão de seus fornecedores
O Suppliers Management é uma solução que centraliza e gerencia todas as informações dos parceiros de negócios para mitigar riscos. Com ele, as empresas gerenciam seus fornecedores e conquistam maior integração na cadeia, compliance, rapidez e redução de custos. Assim é possível otimizar a qualificação do parceiro, avaliá-lo ao longo do período de fornecimento e gerir contratos de mão de obra terceirizada.
O Mercado Eletrônico desenvolveu a solução nos modelos de Software as a Service (SaaS) e Platform as a Service (PaaS), de rápida implementação – pois dispensam a necessidade da etapa de projetos –, baixo investimento e com dashboard personalizado para acompanhar todos os indicadores que envolvem os fornecedores.
A solução ainda conta com serviços de apoio para suporte ao uso, follow-up, acompanhamento das atividades dos participantes do processo e verificação documental.
Essa combinação entre tecnologia e serviços permite centralizar o gerenciamento de todo o processo junto aos fornecedores, facilitando o monitoramento da performance e a gestão de riscos, gerando resultados rápidos e de alto valor às aquisições.
A solução tem como base cinco práticas – Cadastro, Homologação, Avaliação, Gestão de Terceiros e Inspeção – e permite integração com outros sistemas do Mercado Eletrônico ou do cliente.
Leia a matéria do E-Commerce News aqui.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no ME e receber as principais notícias sobre o mercado B2B, assine nossa newsletter!