1ª de outubro é Dia do Vendedor no Brasil. A profissão, que é uma das mais antigas da humanidade, é comemorada no país desde 1957 e é peça-chave para dar continuidade aos diferentes modelos de negócios.

Durante a pandemia, muitos profissionais tiveram que se reinventar e substituir os encontros olho no olho por alternativas digitais, que mantivessem as vendas. Muitos conseguiram e a prova disso é o estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que registrou, em 2020, o aumento de 61% das compras online.

No artigo de hoje, destacamos as habilidades fundamentais para o profissional de vendas do futuro, que também compreendem conhecer bem seus concorrentes e fazer tomadas de decisão mais rápidas.

Confira!

7 habilidades que todo vendedor deve dominar

Para ajudar vendedores a aprimorarem seus conhecimentos e se destacarem em um mercado tão amplo e competitivo, selecionamos as principais habilidades que todo vendedor precisa ter, com base no estudo de 2019 “Habilidades que todo vendedor deve dominar”, da consultoria Gartner.

1. Demonstre experiência no assunto

O vendedor deve conhecer de forma profunda seus produtos ou serviços, além do seu setor de atuação, para ter mais facilidade na hora de identificar o que seus clientes precisam.

Além de ganhar mais agilidade para o fechamento do negócio, o vendedor aumenta as chances de estabelecer uma relação de confiança na hora da venda.

2. Entenda o que o cliente deseja

Conhecer o cliente comprador não é o suficiente para fechar uma negociação de sucesso. O vendedor precisa identificar o que a outra parte envolvida está buscando, que, geralmente, vai muito além da compra.

Hoje, a experiência de todo o processo pesa bastante na hora da definição dos parceiros. Por isso, entender com clareza o que os clientes precisam é o primeiro passo para conseguir ajudá-los de fato.

3. Personalize suas interações

Esqueça as mensagens genéricas ou discursos de vendas prontos. Assim como acontece no B2C, os clientes B2B buscam cada vez mais um atendimento personalizado.

Para personalizar as interações, é importante que o vendedor conheça o setor de atuação do cliente comprador e demonstre conhecimentos diversos em tendências, eventos, lançamentos etc.

4. Ajude clientes em potencial

O grande erro dos vendedores é considerar como principal objetivo da profissão o fechamento de uma compra. Na maioria das situações, os clientes querem receber ajuda para solucionar um determinado problema.

Por isso, o vendedor precisa lembrar que, ao interagir com um potencial cliente, ele primeiro busca ter certeza de que seu problema será solucionado para, então, fechar negócio.

5. Use a tecnologia para aumentar sua produtividade

Até 2025, o Gartner espera que 80% das interações de compras e vendas entre fornecedores e compradores B2B aconteçam por meio de canais digitais.

Além de encurtar o ciclo médio de vendas, ter a tecnologia como aliada do vendedor durante os processos de negociação permite que ele ganhe mais tempo para vender mais.

6. Gerencie seu pipeline como um portfólio

Os melhores vendedores rastreiam o desempenho de cada oportunidade, diariamente, e são capazes de conduzir uma análise “de baixo para cima” de seu pipeline a qualquer momento.

Dessa forma, conseguem saber quais oportunidades de negócio merecem a concentração de esforços, quais estão mais quentes para fechar e quais certamente irão declinar.

7. Esteja presente nas redes sociais

Estar presente nas mídias sociais, como LinkedIn, e ser um usuário ativo pode ajudar a aproximar o vendedor de seus potenciais clientes compradores.

Aproveite seu perfil profissional para se relacionar com seu público-alvo: compartilhe suas experiências, convide-os para um bate-papo e mantenha sua rede de contatos sempre ativa.

Acima, vimos algumas das principais competências que tornam um bom vendedor um profissional supervalorizado no mercado.

Você concorda com todas as habilidades listadas neste artigo? Compartilhe sua opinião com a gente. 😉

Ah, aproveite que está aqui e fique por dentro das nossas novidades. Cadastre-se em nossa newsletter aqui.