Estamos vivendo um momento de progresso na economia brasileira. Mesmo que em passos lentos, a taxa de desemprego está caindo e as empresas estão voltando a crescer.
2019 parece ser um ano de muito otimismo para os brasileiros. Segundo pesquisa Datafolha, 65% das pessoas acreditam que a economia brasileira vai melhorar.
Entretanto, como a vida corporativa é feita de alto e baixos, é sempre bom estar preparado para lidar com momentos de crise e tensão.
No post de hoje, vamos dar dicas de liderança para você continuar conduzindo sua equipe com profissionalismo, mesmo em cenários de dificuldade e turbulência.
Liderar em meio à crise: você pode fazer isso certo

Em momentos de turbulência, a liderança precisa estar preparada para tomar as melhores decisões e guiar a equipe, a fim de contornar problemas.
Segundo Pamela Ghosal, chefe de marketing e comunicações da OKI na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), “a equipe olha para a gerência para ter liderança e orientação claras em situações de crise. Portanto, cabe aos líderes e à gerência garantir que suas equipes tenham infraestrutura, qualificação, conhecimento e treinamento para se sentirem preparados para executar as ações necessárias em situações difíceis”.
Muitas empresas possuem um plano de gerenciamento de crise, que oferece uma cartilha de como reagir e orientar seus funcionários em determinadas situações.
Porém, nem sempre todas as situações estão previstas no planejamento. Neste caso, a experiência e o jogo de cintura fazem toda a diferença.
Para os momentos complicados, uma dose de calma
Para se tornar um líder de sucesso durante uma crise, o primeiro passo é manter a calma. Se você está suando frio em meio a uma situação inesperada, saiba que esse é o momento para manter os pés no chão e respirar.
Recompor-se poderá ajudá-lo a lidar com o problema de forma lógica e eficiente. Seu comportamento impactará diretamente na conduta de sua equipe, pois ela é um espelho do líder e precisa de tranquilidade no momento.
Para Lisa McGauley, diretora de relações públicas e conteúdo da Fox Agency, “qualquer líder precisa dar o exemplo em um momento de crise”.
É importante que o superior transmita calma e guie a equipe da mesma forma que faria em uma condição normal. Dessa maneira, ele, junto de sua equipe, terá tempo hábil para pensar em uma saída e contornar o problema.
Caminhe com o mesmo propósito que as demais equipes
Em meio à crise, é importante manter as áreas sempre conectadas. As pessoas precisam caminhar na mesma direção e uma boa comunicação será um diferencial nessa questão.
“Sua equipe precisa saber o que está acontecendo muito rapidamente”, explica Lisa. “Você deve ter intranet, e-mails internos, boletins informativos e um sistema de comunicação interna realmente estruturado para divulgar sua mensagem”.
Em tempos difíceis, todos precisam estar cientes do cenário em que a empresa está passando e aonde ela pretende chegar para que seja possível contribuir nessa jornada.
Controle-se! Atitudes reativas só atrapalham
Quando estamos passando por um momento de turbulência é comum que a empresa receba diversas críticas. Entretanto, procure evitar atitudes reativas, tente ter compaixão e preocupação para responder aos problemas.
Reunir as pessoas certas para o seu time também ajudará, pois quanto mais preparadas elas forem para as funções, mais fácil será gerenciar a crise.
Por fim, cuide bem de sua equipe. Pessoas motivadas e um ambiente propício para o desenvolvimento fará com que as demandas sejam atendidas com maior agilidade e eficiência.
É difícil prever quando uma crise vai surgir ou uma situação vai agravar. Portanto, é importante ter um planejamento adequado, com princípios e boas práticas de gestão definidas, além de uma equipe preparada e bem informada. Assim, inúmeros problemas podem ser controlados e resolvidos sem causar grandes prejuízos para a empresa.
Confira o artigo na íntegra acessando o portal B2B Marketing.
Leita também sobre a Cultura Ágil do Mercado Eletrônico, que virou notícia na Exame, Terra e InfoMoney.