O Mercado Eletrônico acaba de conquistar o Prêmio GPTW – Great Place to Work TI 2021, pelo 4º ano consecutivo, na categoria “médias empresas”. A premiação “Melhores Empresas para Trabalhar TI” é feita em parceria com a IT Mídia e está em sua 16ª edição neste ano.

Confira os detalhes da premiação e algumas ações do Mercado Eletrônico para reter talentos em tecnologia, esta área tão cheia de desafios.

Versatilidade e flexibilidade são alguns dos segredos do Mercado Eletrônico

Atualmente, 66% dos colaboradores do Mercado Eletrônico são da área de Tecnologia, sendo que 24% desses profissionais foram contratados em 2021. Nesse período, houve ainda a efetivação de 11 estagiários de TI.

Para a diretora de Recursos Humanos da companhia, Adriana Oliveira, essa conquista é resultado do investimento do Mercado Eletrônico na colaboração entre os times, na promoção da autonomia das pessoas e da flexibilidade dentro do ambiente de trabalho.

“Nossa cultura de inovação nos faz ser atrativos e inspiradores para o público de tecnologia. Outra estratégia em nosso modelo de trabalho é a formação de pequenos times, multidisciplinares e autogerenciáveis, a fim de promover ciclos curtos de desenvolvimento que ofereçam qualidade e alto valor agregado ao cliente”, diz Adriana.

Versatilidade e flexibilidade são, também, alguns dos pontos observados pelos profissionais de tecnologia ao selecionar uma empresa.

Hoje, o ME oferece um formato de trabalho híbrido e tem times de tecnologia diversificados, com colaboradores espalhados por todo o Brasil.

“Temos profissionais em Curitiba, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Recife, entre outros locais. Por conta do home office, não existem mais barreiras e nem a obrigatoriedade de contratar somente em São Paulo”, completa.

Mercado de TI aquecido

Enquanto algumas profissões deixaram de existir nos últimos anos, as chamadas “carreiras do futuro” estão aquecendo o mercado de trabalho – é o caso da tecnologia, que já se tornou uma das áreas mais estratégicas nas empresas.

No entanto, a escassez de mão de obra qualificada neste setor tem impactado o Brasil e vários países do mundo. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), o mercado de trabalho precisa de 70 mil profissionais de tecnologia anualmente, porém, apenas 46 mil se formam nesta área.

Como as contas entre oferta e procura não fecham, atrair e reter estes profissionais tornou-se um desafio para as empresas, que estão tentando ser relevantes como empregadoras em meio a inúmeras propostas e oportunidades apresentadas com frequência.

De acordo com estudo do Manpowergroup, consultoria de gestão de pessoas, 52% dos recrutadores brasileiros afirmam que encontram dificuldades para realizar contratações na área de tecnologia.

 

Estar na lista do GPTW TI reflete um dos principais pilares do ME: “Pessoas em Primeiro Lugar”.

Nós acreditamos que são as pessoas que tornam possível uma história de crescimento e sucesso, e só temos a agradecer imensamente a todos os nossos colaboradores.

Até a próxima! 😉