Você sabe com usar a metodologia ágil do ciclo de vida dos seus clientes?

Se antes a realidade interna das empresas era algo que passava longe do imaginário dos clientes, hoje as organizações têm se preocupado em ser mais transparentes com seu público. É o que conta Diogo Morgado, gestor de pós-venda do Mercado Eletrônico em seu artigo sobre metodologia ágil.

Atualmente, as empresas em geral, e principalmente as que lidam diariamente com a tecnologia, como as que produzem software, precisam passar de alguma forma o que acontece dentro das organizações para os clientes.

Segundo Morgado, as companhias com processos baseados na metodologia ágil podem ganhar muito ao adotarem a mesma prática na gestão de serviços e acompanhamento do ciclo de vida de seus clientes.

Com a cultura ágil implementada, é hora de identificar alguns pontos para o time de serviços. Um desses quesitos, para Morgado, é a visão estratégica. “Momento em que a equipe passa a ter a visão completa e ampla de todos os clientes, conhecendo em detalhes todas as necessidades de negócios, dificuldades, metas de sucesso e perfil dos usuários-chave”, explicou no artigo.

“Com essas informações, é possível montar uma espécie de “backlog” com todas as demandas e mapeamentos levantados. Além de nada ser esquecido, essa base de dados se torna uma rotina contínua de gestão”, comentou.

Saiba como alguém de dentro da área enxerga questões como a priorização de tarefas, capacitação do cliente, avaliação de esforços, entre outros vitais para criar um ciclo contínuo de satisfação dos clientes no texto que ganhou destaque no portal E-commerce News. Descubra ainda como o sucesso do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.