Millennials estão ditando o futuro das empresas

Eles têm entre 21 e 27 anos, são extremamente conectados, procuram empregos que atendam aos seus propósitos de vida e não compram nada sem antes pesquisarem pela internet. A geração millennial está dando o que falar. E não é para menos. Esses jovens estão ajudando a moldar uma nova relação com o mundo e, por conta disso, estão na mira das empresas que querem se antecipar na criação de negócios para o futuro.

Uma pesquisa conduzida pela Mastercard na América Latina analisou a relação dos millennials com a tecnologia, formas de pagamento e hábitos de consumo. A investigação resultou no relatório “A mente e bolso do millennial”, produzido pela Harris Insights & Analytics.

Focado no Brasil, Colômbia e México, o estudo mostrou que 81% dos jovens nascidos entre 1990 e 1996 buscam por empregos que acrescentem socialmente. Além disso, 96% deles estão usam WhatsApp, enquanto 92% usam também o Facebook. O levantamento apontou ainda que 74% dos jovens brasileiros fazem pesquisas para reunir informações antes de comprar um produto.

Em outro levantamento, feito pela U.S. News & World Report, foi mostrado que millennials são três vezes mais propensos a falar sobre uma marca ou produto nas redes sociais e dez vezes mais inclinados a blogar sobre isso. Essa conduta fez com que as empresas começassem a interagir com seus consumidores de uma forma inédita.

Entender o comportamento desses jovens tech-savvy – que assimilam como ninguém a tecnologia moderna –, é a chave para criar produtos e serviços que atendam aos seus desejos. Mas não só isso. Perceber suas expectativas é a melhor forma para compreender como será o nosso futuro, já que os millennials representarão 75% da força de trabalho em 2025. Ou seja, eles serão os funcionários, colaboradores e CEOs do amanhã.

O que se sabe até agora é que, além de buscarem soluções descomplicadas para as tarefas cotidianas, os millennials estão mais conscientes dos benefícios da tecnologia e se mostram mais propensos a trabalhar em empresas que adotam a automação.

Veja cinco comportamentos dos millennials que estão ditando tendência dentro e fora das empresas:

Automação de processos repetitivos e burocráticos

Para esse público, tudo pode ser simplificado. Ações que antes levavam dias para ser realizadas, agora são feitas em poucos cliques. E como os millennials não têm paciência para assuntos burocráticos, eles usam a tecnologia para tornar seus processos mais eficientes.

Foram os millennials, em particular, os responsáveis ​​por aumentar as taxas de adoção de software de automação, já que eles buscam o máximo de eficiência e de colaboração em seus processos. E a automação de tarefas trouxe ganhos significativos para essa geração.

Eles descobriram que práticas feitas manualmente criam um ambiente para erros humanos, enquanto a maioria dos sistemas automatizados são conduzidos por funções e algoritmos.

Inteligência artificial a serviço dos millennials

O fato de praticamente terem nascido com um celular nas mãos fez com que esses jovens adotassem a inteligência artificial com naturalidade. Ao usar essa tecnologia como uma espécie de assistente, os jovens rastreiam suas atividades, exercícios físicos, controlam sua conta bancária, dão nota para os serviços que usam, entre milhares de outras atividades que demandavam muito tempo das gerações anteriores.

Longe de serem subservientes às máquinas, os millennials também acreditam na humanização dos serviços, o que já vem sendo adotado por muitas empresas. Esse é um dos motivos pelos quais o conceito de Customer Success estar tão em alta. Embora a automação simplifique, e muito, a rotina desses jovens, eles ainda precisam do toque humano de uma interação pessoal para estabelecer uma relação de confiança com as empresas que eles se relacionam.

Millennials usam a tecnologia para trabalhar de qualquer lugar

A flexibilidade e a capacidade de trabalhar remotamente são vantagens que os trabalhadores mais jovens valorizam. E essas são características que os atraem para as empresas. Com a internet, dispositivos de mensagens instantâneas e plataformas colaborativas de criação, os millennials estão preferindo as vagas de trabalho com horário flexível e possibilidade de home office.

Muitos nem trabalham na mesma cidade ou no mesmo país da empresa para a qual prestam serviços. Com essa nova atitude, o ambiente de trabalho está passando por uma completa transição e atraindo mais pessoas para esse novo formato.

Millennials personalizam a tecnologia

Qualquer trabalhador munido de um computador costuma ser bombardeado por notificações, e-mails, propagandas e convites. Mas os millennials sabem como direcionar a enorme quantidade de informação, que chega diariamente, de maneira personalizada.

Eles são ótimos em criar e personalizar aplicativos, configurações de privacidade e canais de mídia social para otimizar o fluxo de trabalho, como eles se comunicam com os outros e até as ferramentas que usam para trabalhar.

Millennials comparam preços
Uma geração de jovens pesquisadores. Com 74% dos millennials mais propensos a comparar preços de produtos e serviços antes de comprá-los, o efeito para a economia é profundo. Essa busca pelo melhor preço acontece na internet e, na maioria das vezes, é feita em um smartphone.

Por conta desse comportamento, muitos varejistas estão migrando para plataformas digitais e até para marketplaces específicos voltados para o mercado B2B. Até mesmo quem conta com lojas online também tem buscado recursos digitais para impulsionar suas vendas e tornarem seus produtos mais visíveis ao público.

Não há dúvida de que os millennials continuarão a pressionar a sociedade por mais automação, e por uma boa razão: a capacidade de melhorar as atividades comerciais para a conquista de novas possibilidades no mercado de trabalho. Para as outras gerações, resta o desafio de se adaptar a trabalhar com eles, se ajustando aos seus hábitos e incorporando o melhor que eles podem oferecer.