Historicamente, a área de compras é majoritariamente masculina, mas essa realidade já está mudando.

Hoje, as mulheres representam 39% da força de trabalho no supply chain, de acordo com o Gartner.

A pesquisa também aponta que somente 14% ocupam cargos executivos e de liderança na área.

Em março, mês em que celebramos as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos tempos e deixamos um alerta sobre as diferenças de gênero que persistem em todo o mundo.

Teremos a participação de mulheres líderes da área de compras de grandes empresas em entrevistas conduzidas pelo Mercado Eletrônico para falar sobre as principais conquistas e desafios da carreira.

Além deste conteúdo que será publicado no blog ao longo do mês, teremos um episódio do ME Cast, podcast do Mercado Eletrônico, dedicado à esta pauta tão relevante. Inscreva-se no nosso canal do YouTube aqui e receba a notificação quando o vídeo for ao ar.

Continue a leitura!

Competências femininas impulsionam os negócios B2B

Diversos estudos mostraram que equipes diversas são fundamentais para fortalecer a pluralidade de ideias, o que traz inovação às empresas e, consequentemente, maior lucratividade aos negócios.

A seguir, confira os principais benefícios em contar com a presença feminina nos times de compras:

  1. Resiliência:

    A resiliência é uma das habilidades mais importantes no setor, e as mulheres costumam se adaptar facilmente aos cenários diversos e responder mais rapidamente às mudanças.

  2. Habilidades de comunicação:

    A maioria das mulheres têm facilidade em se comunicar, e isso pode contribuir para o poder de barganha durante as negociações e no fortalecimento do relacionamento com fornecedores.

  3. Atenção aos detalhes:

    Quem atua na área de compras sabe o quanto é desafiador lidar com uma grande quantidade de dados e informações diariamente. Por isso, a atenção aos detalhes é indispensável.

  4. Empatia:

    Durante as negociações, as mulheres tendem a buscar benefícios para ambos os lados – compradores e fornecedores, o que fortalece o relacionamento entre as empresas.

  5. “Social”, do ESG:

    O engajamento com o ESG está crescendo nas empresas. Ter mais mulheres na sua área de compras é uma forma de contribuir com uma agenda global para o empoderamento feminino.

Como promover a igualdade de gênero na sua área de compras?

Para começar, é preciso entender que a igualdade de gênero é benéfica não só para as mulheres, como também para homens, empresas e sociedade como um todo.

Além de aumentar a presença feminina no setor, os critérios de diversidade devem ser considerados na seleção de fornecedores. Assim, é possível ultrapassar os muros da organização e impactar positivamente toda a cadeia de fornecimento.

As mulheres podem contribuir significativamente para melhorias e mudanças na área. Portanto, o estímulo à participação nas decisões e  à liderança é um dos caminhos para diminuir a disparidade entre homens e mulheres no supply chain.

E por último, mas não menos importante, é ter um código de ética e conduta, com políticas contra assédio e discriminação de qualquer natureza contra mulheres.

São atitudes simples como essas que, além de efetivamente ajudar a alavancar o resultado da sua área de compras, podem impactar positivamente o crescimento do setor.

Gostou deste conteúdo? Fique por dentro das novidades do universo de compras. Informe seu e-mail aqui e receba nossa newsletter.

Até à próxima! 😉