saving-em-compras

Indicadores auxiliam empresas no desenvolvimento de estratégias e são essenciais para otimizar o controle financeiro. Hoje vamos falar do saving em compras, um indicador-chave de desempenho (KPI) que mostra a economia alcançada nas aquisições. Ele representa o ganho do comprador na negociação.

Esse KPI é importante não só em relação ao preço final, ele também considera o retorno sobre o investimento (ROI). Na prática, isso significa que nem sempre as aquisições mais baratas são as mais vantajosas.

Importância do saving em compras

O saving em compras é um dos principais indicadores de desempenho do setor de suprimentos. Isso porque mostra o quanto foi economizado em uma aquisição, seja através do preço menor ou por uma projeção de economia em determinado período.

A estratégia de saving é decisiva para o negócio, porque além de ajudar a otimizar custos nas operações, pode impactar diretamente a venda para o consumidor final.

Neste post, entenda como calcular o saving de negociação em compras, o mais usado para diminuir custos e aumentar lucros. Continue a leitura e saiba mais!

Como calcular o indicador de economia

O cálculo do saving de negociação em compras funciona da seguinte maneira:

Em valor (R$)

Processo de cálculo do saving

Vamos usar valores fictícios para exemplificar o cálculo de saving. Suponhamos que a empresa X, um call center, recebeu orçamento do fornecedor Y para a compra de 200 novos headsets (fones com microfone). 

saving-em-compras

 

saving-como-calcular

 

Em porcentagem:

Para calcular a porcentagem, considere o seguinte cálculo:

saving-como-calcular

 

No exemplo acima (dos headsets), temos o seguinte cálculo:

Por item:

saving-como-calcular

 

Por valor total:

saving-como-calcular

 

Em porcentagem, o saving desta compra é de 9,24%.

Principais indicadores de saving em compras

O indicador de saving mais usado é o que aponta a economia conquistada na negociação com o fornecedor, como mostrado no exemplo acima.

Mas existem outros tipos de indicadores de saving que podem ser explorados para o alcance de metas no setor de compras. Veja quais são:

  • Saving contra baseline: compara o valor pago na última aquisição de determinado produto com o valor atual dele no mercado.
  • Saving contra orçamento: refere-se ao valor total pago pela compra, quando o produto é adquirido por um preço menor que o valor orçado.

4 formas de conquistar mais savings em compras

1. Priorize a qualidade do produto

Quando falamos em geração de economia, ou seja, em conquistar mais savings em compras, a primeira coisa que vem à cabeça é gastar menos, não é mesmo?

Apesar do cálculo mostrar o valor economizado, outros aspectos devem ser considerados para o alcance de metas, como reputação do fornecedor e qualidade do produto.

O comprador pode concentrar seus esforços de negociação com fornecedores que têm produtos de qualidade e boa reputação no mercado, assim evitam prejuízos no futuro.

2. Avalie item a item na proposta

Aqui, o que vale é o detalhe. Qual é o valor de cada item na proposta? Os preços estão competitivos? No lugar de considerar apenas o valor total, analise cada item.

O valor total da proposta pode chamar mais atenção, mas o comprador deve se atentar aos preços individuais dos produtos, para que não tenha visão equivocada de economia.

Ao analisar a proposta e os produtos de maneira individual, o comprador tem mais chances de conseguir negociar e obter savings.

3. Busque parcerias estratégicas

Ter fornecedores parceiros e construir relacionamentos de confiança ajuda a conquistar mais saving nas negociações.

Nessa relação, com intuito de fortalecer a parceria, os fornecedores costumam incluir preços bem competitivos nas propostas.

Além dos savings, as parcerias estratégicas colaboram para reduzir o tempo de trabalho dedicado ao fechamento da compra.

4. Alinhe a equipe de compras aos objetivos da empresa

Antes das negociações e da busca por mais savings, é preciso que os compradores fiquem por dentro das metas do setor e dos possíveis caminhos para conquistá-las.

Com a falta de alinhamento estratégico e de acesso a dados e análises, as decisões da equipe de compras podem ser frágeis e até descomprometidas com os objetivos da empresa.

Por isso, ter acesso a ferramentas que auxiliam os compradores a analisar, comparar e tomar decisões mais assertivas é essencial para o alcance dos resultados esperados.

Agora que você já sabe o que é saving em compras e como conquistá-lo, que tal se aprofundar mais nos temas relacionados a compras? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse!