O OKR (Objectives and Key Results), uma das metodologias mais difundidas nas grandes empresas do Vale do Silício, foi adotada pelo Mercado Eletrônico, líder na América Latina em soluções tecnológicas e serviços B2B. Criada pelo então presidente da Intel, em 1970, é empregada por empresas como Google, LinkedIn, Zynga, Sears e Twitter para ajudar na priorização das metas de seus colaboradores.
Tendo como inspiração para suas mudanças recentes, o universo das startups, o Mercado Eletrônico, conquistou o título de Great Place to Work 2018 e chamou a atenção da imprensa e dos portais E-Commerce News, TI Bahia e Inforchannel ao adotar a OKR para dar voz aos colaboradores na elaboração de objetivos inspiradores e resultados mensuráveis no planejamento trimestral. Como consequência, a companhia otimizou a execução de tarefas e pôde alinhar os objetivos de seus profissionais aos da empresa.
Para Mônica Thaumaturgo, coordenadora de qualidade do Mercado Eletrônico, a metodologia OKR não é um método de cobrança, mas sim, uma maneira de engajar e direcionar os colaboradores à estratégia da empresa. “Cada funcionário tem autonomia para se autoavaliar e se engajar quanto às metas da empresa.
Enquanto o profissional cria seus próprios objetivos (três por trimestre), que contêm até cinco key results cada, o gestor é responsável por validá-los, podendo alterar até 40% do conteúdo. A ideia é que a maior parte dos OKRs seja definida pelo próprio colaborador e o foco seja atingir a estratégia.
No Mercado Eletrônico os OKRs dos colaboradores são realinhados a cada trimestre e podem ser acessados por todos da empresa, pelo sistema interno Miisy, assim como os objetivos e metas traçados pela diretoria.
Desde o primeiro ano de implementação, a taxa de adesão da metodologia OKR evoluiu de 79% para 100% dos colaboradores. Segundo Mônica, a pesquisa de clima da companhia registrou uma melhora na percepção dos colaboradores sobre os objetivos a serem alcançados: “Percebemos que quanto mais alinhados aos OKRs, melhor é o resultado da empresa. Pode-se dizer que a qualidade deste período está melhor, pois os colaboradores conseguem enxergar a estratégia do ME e se sentem motivados à alcançar os objetivos de maneira coletiva”.
O OKR é uma excelente metodologia para deixar os times alinhados e com metas e objetivos claros. Ótimo artigo.