2020 nos mostrou que as incertezas são as únicas certezas que temos.
Que estabelecer metas e planos é bom, mas que, eventualmente, tudo pode não sair como o esperado, ou até mesmo nem chegar a acontecer.
2020 nos ensinou um monte de coisas e, diante de nossos olhos, vimos o mundo se transformar drasticamente. De offline para digital. De VUCA para BANI.
Provavelmente, você já ouviu falar sobre o acrônimo VUCA, mas e o BANI?
No post de hoje, comentamos mais sobre este novo termo, que está sendo muito falado no mercado afora.
Confira!
O mundo VUCA
Em um post aqui no Blog ME, já explicamos o que é o mundo VUCA.
O acrônimo é a junção das palavras volatile, uncertain, complex e ambiguous, e foi criado nos anos 80, no período da Guerra Fria, para explicar as adversidades do universo militar.
Naquela época, as palavras “volátil”, “incerto”, “complexo” e “ambíguo” ainda não faziam tanto sentido para a humanidade em geral como fazem hoje em dia, onde as coisas mudam em um piscar de olhos e a tecnologia evolui exponencialmente.
Nossa forma de pensar humana, que é linear e raciocina uma coisa por vez, muitas vezes, tem dificuldades em acompanhar tantas mudanças. Mas, mais do que nunca, precisamos treinar nossos cérebros para se acostumar com o VUCA e, agora, também com o BANI.
Será que estamos preparados?
O que é o mundo BANI?
O mundo BANI é um acrônimo feito com a junção das palavras “brittle”, “anxious”, “nonlinear” e “incomprehensible”. Ou, em português, “frágil”, “ansioso”, “não-linear” e “incompreensível”.
O criador do novo conceito é o antropólogo, autor e futurista norte-americano, Jamais Cascio.
Jamais tem diversas publicações sobre o futuro da evolução humana, educação na era da informação e tecnologias emergentes.
Em 2009, ele entrou na lista dos 100 Pensadores Globais da Foreign Policy Magazine e apresentou um famoso TED sobre o futuro da humanidade em um cenário imprevisível.
Além disso, o futurista também participou do documentário da National Geographic, 6 graus que podem mudar o mundo, que investiga os efeitos do aquecimento global no Planeta Terra.
Conheça o significado de cada uma das palavras do acrônimo:
Brittle – Frágil
No mundo BANI, um sistema pode funcionar bem na superfície, mesmo que esteja à beira de um colapso.
Por isso, é necessário ter cuidado para não confiar 100% nas operações, mesmo que elas pareçam confiáveis, flexíveis e inquebráveis.
Hoje em dia, qualquer mercado pode estar prestes a se romper e isso acontece, na maioria das vezes, como resultado da constante maximização dos lucros.
Além disso, alguns setores como cadeia de suprimentos, energia e comércio global, quando entram em crise podem causar rupturas em vários outros e, consequentemente, no mundo inteiro.
Anxious – Ansioso
Informação é o novo petróleo, mas o excesso dela cria um grande problema: a ansiedade.
Embora as tecnologias estejam aí para nos ajudar nas tomadas de decisão, inevitavelmente você se sentirá impotente e incapaz de fazer escolhas importantes em momentos de pressão e tensão.
O resultado disso é a passividade – ver as coisas acontecerem e não agir – ao mesmo tempo que se sente dependente das escolhas alheias, mesmo sabendo que elas podem não ser a melhor opção para o bem comum.
Em um mundo com tantas informações, ameaças e fake news é fundamental saber lidar com as circunstâncias de um jeito positivo. É necessário se distanciar das situações, enxergar os aspectos bons, oportunidades e desenvolver soluções criativas para solucionar os problemas.
A pandemia deixou latente a importância da inteligência emocional e como ela é um fator indispensável para se desvencilhar da crise com rapidez e tranquilidade.
Nonlinear – Não-Linear
No mundo BANI, causa e efeito não são mais uma estrutura factível em todos os casos.
Hoje em dia, nos sentimos dentro de um filme não-linear, aonde as coisas vão e voltam sucessivas vezes, e o fim parece não estar no lugar onde deveria estar.
Por isso, criar ações e planejamentos de longo prazo não faz mais sentido. Os efeitos das decisões na economia, questões climáticas e saúde pública podem não ter data para emergir e nem para acabar.
Muito dos problemas de aquecimento global que estamos vivendo hoje são consequência das decisões tomadas pela indústria na década de 80. Assim como os desafios e barreiras impostas pela pandemia ainda têm dimensões incertas no futuro da humanidade.
No atual contexto, não existe mais início, meio e fim. É necessário estar preparado para avançar e voltar algumas casas a qualquer momento.
Incomprehensible – Incompreensível
Viver em um mundo frágil, ansioso e não-linear torna grande parte dos eventos, causas e decisões incompreensíveis. O ser-humano tem obstinação por achar respostas, mas no cenário atual nem sempre é possível encontrá-las para tudo.
Curiosamente, ter mais informação não significa desvendar mais significados sobre as coisas que acontecem. Na verdade, é o contrário: os ruídos aumentam e a dificuldade para encontrar uma verdade universal também.
Em contrapartida, o pensamento humano linear e a nossa capacidade para compreender o mundo continuam os mesmos.
O cenário BANI pode parecer uma distopia, já que o número de pessoas ansiosas e depressivas cresce a cada dia. Porém, também nunca tivemos tanto acesso e ferramentas para mudar aquilo que não concordamos e construir futuros desejáveis para todo mundo.
Portanto, se a única opção é seguir em frente, cabe a cada um de nós estudar, se fortalecer e tentar se preparar para as imprevisibilidades que virão pela frente. 😉
Aproveite e assine a newsletter do Mercado Eletrônico para acompanhar mais posts como este.
Siga também o ME no Facebook, Linkedin, Instagram e YouTube.