O mundo não está mudando. Ele já mudou. E para acompanhar as transformações e se destacar no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo, o líder de compras precisa aprimorar seus conhecimentos de forma contínua e adquirir novas habilidades. Em outras palavras, ele deve ficar por dentro do que é atual, inovador e moderno para o desempenho das atividades.

Mas antes de buscar tendências, o líder precisa reconhecer o autoconhecimento como a principal ferramenta de transformação. Nos últimos tempos, as habilidades comportamentais, conhecidas também como soft skills, estão sendo cada vez mais requiridas para quem ocupa uma posição de liderança, principalmente para engajar equipes que podem, inclusive, atuar à distância.

Desempenho de compras vai além da economia

A pesquisa global da cadeia de suprimentos 2021 da Deloitte mostrou que a atuação dos diretores de suprimentos (CPOs) não se resumem mais a corte de gastos e eficiência operacional, embora a economia continue sendo um dos fatores mais significativos para o desempenho dos negócios em compras.

No estudo, os líderes de compras elencaram quais devem ser as prioridades para a gestão de compras nos próximos anos: eficiência operacional, redução de custos, transformação digital, inovação, introdução de novos produtos e serviços, gestão de riscos, responsabilidade social corporativa (pilares ESG) e crescimento orgânico.

Continua a leitura!

5 práticas de um bom líder em compras:

A seguir, confira as 5 principais habilidades que todo líder em compras precisa conhecer e desenvolver para ter uma carreira ascendente.

1. Agilidade

Daqui para frente, a combinação da mentalidade ágil com processos bem desenhados e ferramenta de gestão de compras vai preparar melhor o supply chain para os cenários incertos.

O uso de metodologias ágeis torna os processos mais simples, rápidos e flexíveis, além de ajudar empresas a economizarem tempo, dinheiro e acelerarem suas entregas com valor agregado.

Por isso, o líder precisa encarar o ágil como um mindset, ou seja, uma cultura que todo o time precisa incorporar para tornar o negócio mais competitivo.

2. Relacionamento com fornecedores

Com a pandemia de covid-19, desafios de matéria-prima e outras interrupções de fornecimento tornaram o relacionamento com fornecedores mais importantes do que nunca.

O líder em compras enxerga seus fornecedores como parceiros de negócios, que ajudam a aumentar a eficiência e a reduzir os custos do processo.

Além disso, ter foco no relacionamento com fornecedores é fundamental para aumentar as chances de garantir fornecimento e diminuir riscos mesmo em cenários externos incertos.

O fortalecimento do relacionamento com fornecedores é um dos temas prioritários na agenda dos CPOs, que também entendem as parcerias como uma temática importante no pilar da inovação sustentável.

3. Digitalização dos processos de compras

A busca pela alta performance em compras, por meio da digitalização e automação dos processos, é fundamental para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Isso porque a digitalização em compras libera o profissional dos processos manuais e burocráticos, para que ele possa dedicar seu tempo às estratégias que trazem resultados.

O uso da inteligência artificial, machine learning, RPA, entre outras tecnologias inovadoras, serão cada vez mais essenciais para tornar a área de compras mais eficiente e produtiva.

Economia, agilidade, colaboração e compliance são as principais conquistas da automação dos processos de compras.

4. Sustentabilidade e gestão de riscos

Os compradores, além da responsabilidade nas ações do dia a dia, também têm a missão de desenvolver parcerias de negócios com empresas que trabalham de forma sustentável.

O líder em compras deve buscar parceiros responsáveis e engajados com os temas ESG (environmental social and corporate governance).

No que diz respeito à gestão de riscos, identificar as fragilidades e vulnerabilidades do negócio é o primeiro passo para desenvolver estratégias de prevenção e monitoramento.

Os riscos associados a fornecedores representam uma ameaça verdadeira à reputação das empresas. Por isso, a gestão de fornecedores é um assunto tão importante para as organizações.

5. Gestão de compras orientada a dados

A pesquisa global da cadeia de suprimentos 2021 da Deloitte indicou que a análise de dados vai crescer nos processos de aquisição e aprimorar a atuação das áreas de compras.

De acordo com o estudo, as organizações planejam usar a análise de dados para otimização de custos (50%), melhoria de processos (48%) e relatórios gerenciais (45%).

A gestão de compras orientada por dados ajudará as empresas a obterem insights e a criarem soluções inovadoras para os desafios da atualidade.

A chave para alavancar uma abordagem analítica em compras é incorporar a análise às tomadas de decisão, ou seja, não tratar as informações coletadas apenas de forma isolada.

Procurement sustentável: materiais gratuitos para tornar sua rotina mais responsável

Para contribuir com a jornada sustentável da área de compras, selecionamos três materiais preparados pelo Mercado Eletrônico sobre o assunto.

Baixe todos aqui.

E-book

Guia para conquistar uma área de compras engajada com as questões de ESG.

Baixe o material!

Infográfico

Por que o ESG está no radar das empresas e como o supply chain pode ajudar a promover boas práticas?

Baixe o material!

Especial ME

Panorama das mulheres no supply chain e formas de promover a igualdade de gênero na sua área de compras.

Baixe o material!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe sua opinião nos comentários do blog ME.

Até a próxima! 😉