sociedade 5.0 japão

Toda vez que pensamos em Japão, dificilmente não pensamos em tecnologia, robótica, civilidade e organização.

O país, que é 22,5 vezes menor que o Brasil (e apenas 50% maior que o estado de São Paulo), é referência em quase todas as disrupções.

Não à toa, enquanto o mundo inteiro ainda se adapta à Revolução 4.0, o Japão já vislumbra o que é possível aproveitar das inovações tecnológicas para construir a sociedade do futuro, também conhecida como Sociedade 5.0.

Sociedade 5.0: o que é?

sociedade 5.0 tecnologias

A Revolução 4.0, que já foi abordada várias vezes aqui no blog, tem foco na indústria e sua produtividade. Nela, sistemas são desenvolvidos para diminuir operações manuais e mitigar a incidência de erros humanos.

A Sociedade 5.0 usa as tecnologias criadas na revolução 4.0 (big data e analytics, robôs autônomos, simulação, sistemas horizontais e verticais de integração, IoT, cibersegurança, cloud, impressão 3D e realidade aumentada) para agir a favor das pessoas. É a convergência de todas as inovações para dar mais qualidade de vida aos seres humanos.

Os sistemas inteligentes, ao invés de inimigos, passam a contribuir para combater o envelhecimento, diminuir as desigualdades sociais, melhorar a segurança pública e também resolver os problemas ocasionados por desastres naturais.

 

“Uma sociedade centrada no homem, que equilibra o avanço econômico com a resolução de problemas sociais por um sistema que integra ciberespaço e espaço físico como smart homes, tecnologias vestíveis, mobilidade autônoma, assistentes digitais, energia inteligente etc.” (definição de Sociedade 5.0)

Onde o conceito surgiu?

sociedade 5.0 cebit
CeBIT, em Hanôver, na Alemanha

O conceito de Sociedade 5.0 existe no Japão desde 2016, mas foi na CeBIT 2017 (maior exposição comercial do mundo para serviços de telecomunicações digitais e TI) que ele foi oficialmente divulgado para o mundo.

Na feira, que acontece em Hanôver, na Alemanha, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, apresentou a ideia com um discurso entusiasmado “Estamos vivendo o início do quinto capítulo. Hoje em dia, conseguimos encontrar soluções que eram inimagináveis até pouco tempo atrás. Esta é uma era onde tudo está conectado e todas as tecnologias estão se convergindo. É o início da Sociedade 5.0”.

E convenhamos: existiria lugar melhor para apresentar a Sociedade 5.0, se não a terra onde nasceu a indústria 4.0?

Governo japonês está ativo na divulgação

O Japão está levando a sério a corrida em direção à Sociedade 5.0, tanto que já divulgou vários comerciais e vídeos que revelam as vantagens do novo conceito para a população.

Mensagens como “não é excitante o nosso futuro?” mostram o tom futurista e entusiasmado da divulgação. Para completar, slogans como “Japan: sharing tomorrow” (Japão: compartilhando o futuro) e “Society 5.0: for the betterman of human lives” (Sociedade 5.0: para a melhoria das vidas humanas) contextualizam e completam as campanhas.

Assista aos vídeos abaixo:

 

 Qual o objetivo da Sociedade 5.0?

sociedade 5.0 yoko ishikura
Yoko Ishikura

A Sociedade 5.0 tem objetivos claros. Dentre eles, está a resolução de vários desafios humanos como nos libertar do estresse de dirigir, ter acesso às últimas inovações médicas em qualquer lugar e por preços baixos, e aumentar as habilidades humanas, fazendo uso de inteligência artificial e robótica.

Ou seja, a tecnologia centrada na humanidade para nos ajudar a aproveitar a vida da melhor maneira possível.

Para Yoko Ishikura – consultora do Fórum Econômico Mundial, membro executivo do conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Japonês e grande defensora da ideia – a Sociedade 5.0 tem três valores-chave: sustentabilidade, abertura e inclusão. Ela não será limitada a grupos de cientistas, engenheiros e empresários. Nesta revolução, todos estarão a bordo e participando ativamente.

Gostou da nossa postagem? Se você quer acompanhar as próximas e ficar por dentro de todas as inovações compartilhadas por aqui, assine a nossa newsletter.