sustentabilidade-corporativa

A sustentabilidade não é apenas um modismo. O tema está ligado a um senso de obrigação e é uma urgência para todos nós.

A busca por práticas que impactem positivamente o meio ambiente, promovam a produção e consumo conscientes, contribui significativamente para o bem-estar da sociedade.

Por esse motivo, a fim de garantir um futuro promissor, as empresas precisam ter um olhar sustentável em todas as ações, inclusive de sua cadeira de fornecimento.

Isto é, considerar atitudes responsáveis em todas as etapas do processo produtivo, incluindo, principalmente, a homologação de fornecedores e parceiros, além de firmar relações de confiança e longo prazo.

O post de hoje fala sobre como a Gestão de Fornecedores ajuda a resolver todas essas questões.

 

Gestão de fornecedores ajuda a administrar a imagem da empresa

O processo de gestão de fornecedores envolve diversas técnicas que ajudam a administrar as fontes de fornecimento e entender se elas estão em conformidade com práticas sustentáveis, éticas, legais e trabalhistas.

Tudo isso — especialmente na atualidade — é importante para evitar impactos negativos e garantir que a marca não esteja associada a grandes escândalos.

Temos vários casos recentes em que as empresas poderiam ter evitado danos à imagem, caso tivessem feito uma análise completa da empresa terceirizada que estavam contratando. Por isso, é tão importante escolher fornecedores alinhados aos seus valores.

 

Tecnologia ajuda empresas a serem mais sustentáveis

A sustentabilidade do negócio passa também pela forma como a empresa lida com sua cadeia de fornecimento. O Mercado Eletrônico, líder em soluções de e-commerce B2B na América Latina, oferece uma série de ferramentas e soluções que permite que as empresas comecem a adotar a sustentabilidade até mesmo nos processos mais simples.

Um exemplo é a gestão de contratos, que centraliza todos os acordos de negócios em uma plataforma online e possibilita a diminuição ou, até mesmo, extinção do volume de papéis manuseados diariamente.

 

Assinatura digital e suas vantagens

A assinatura digital torna o processo de validação de documentos mais prático e ágil.

O processo online permite que as empresas economizem recursos ao eliminar a necessidade de impressão e armazenamento físico.

As companhias também ficam livres da necessidade de contratação de transporte para deslocar o papel até todos os envolvidos.

 

Caso Tiffany&Co

A Tiffany&Co., por exemplo, passou a apresentar toda a jornada de seus diamantes aos consumidores e a seguir um rigoroso processo de escolha dos fornecedores, a fim de que eles estejam dentro das normas do Processo de Kimberley.

Ou seja, suas fontes de fornecimento não possuem minas em zonas de conflito, guerras civis e abusos de direitos humanos.

Hoje, mais do que nunca, é preciso entender que escolher parceiros alinhados com o posicionamento da marca é garantir uma imagem limpa perante a sociedade.

Ter conhecimento de quem são as pessoas dentro dos parceiros e a maneira como atuam é indispensável para que o negócio se mantenha saudável e positivamente em evidência.

 

Aproveite e assine a newsletter do Mercado Eletrônico para acompanhar mais posts como este.

Siga também o ME no Facebook, Linkedin, Instagram e YouTube.