Um resumo do Conexão Compras com Jerson Nascimento, CPO na JBS América do Sul
LINK DO EPISÓDIO NA ÍNTEGRA NO FINAL DA POSTAGEM

 

No dia 12 de dezembro, o Mercado Eletrônico realizou o último episódio de 2019 do Conexão Compras, o talk show do mercado B2B. A ideia do evento é trocar experiências com profissionais e especialistas da área de compras, além de discutir as tendências e melhores práticas de mercado.

O convidado da vez foi o CPO da JBS, Jerson Nascimento, que possui mais de 20 anos de experiência em gestão de negócios e operações e, atualmente, é responsável pela gestão de compras de 9 categorias da JBS América do Sul.

Confira agora os principais insights desta interessante conversa e, caso queira assistir na íntegra, basta acessar este link!

 

Tendência de Compras 4.0

Atualmente, muito se fala sobre Compras 4.0 e esta tendência tem ficado cada vez mais forte nas organizações. Entretanto, é necessário respeitar as lacunas existentes entre as eras. Para ser 4.0, antes de tudo, as empresas precisam ser 1.0, 2.0 e 3.0. Tudo tem a sua etapa e o seu tempo de amadurecimento.

No Brasil, ainda existe muito o que evoluir, quando o assunto é inovação tecnológica. As empresas precisam priorizar as conexões, plataformas digitais, bem como prezar pela segurança da informação e dos processos. Os departamentos e as pessoas que não estiverem abertas a essas tendências, consequentemente, ficarão para trás.

 

Os riscos e a mudança de mindset

A humanidade e o mercado estão em constante evolução. Com o passar dos anos, eventos disruptivos acontecem e as organizações precisam acompanhá-los, se quiserem sobreviver às mudanças de era e ao cenário competitivo.

As transformações aparecem para otimizar os processos e deixar o dia a dia mais rápido. Ou seja, quem não se adaptar, logo ficará ultrapassado e não conseguirá acompanhar mais o mercado.

As empresas precisam sempre buscar fazer diferente, sair da zona de conforto e se desafiar. Precisam se permitir sofrer riscos, desde que sejam calculados, para conquistar melhoria e promover mudanças que agreguem à rotina de todos os profissionais.

 

Fornecedor como um parceiro

A maneira com que os compradores se relacionam com seus fornecedores tem mudado com o passar dos anos. Hoje em dia, devido aos desafios de mercado e à concorrência acirrada, as organizações precisam que vendedores forneçam para eles com prazos e quantidades estabelecidas.

Portanto, hoje, mais do que nunca, as relações estão funcionando como uma troca. O comprador trata bem os fornecedores, a fim de favorecê-los durante as relações de acordo. Desta maneira, os vendedores têm prazer em fazer negócios e ajudar as organizações a alcançarem seus objetivos de prazo, preço e qualidade.

Neste momento, o fornecedor passa a atuar como um sócio da empresa, onde, juntos, podem criar e desenvolver cenários que sejam satisfatórios para ambos os lados. Essa relação, além de diminuir os riscos da cadeia de abastecimento e aquisição, favorece a inovação nas empresas.

 

Tripé da Sustentabilidade: escolhendo o fornecedor certo

Existem três premissas que podem ser avaliadas na hora de escolher um fornecedor e que, juntas, formam “o tripé da sustentabilidade”.

O primeiro ponto é entender se o fornecedor está preparado para fornecer toda a demanda que a sua empresa precisa. Desta maneira, você consegue evitar possíveis problemas de abastecimento, além de preservar o fornecedor, que pode se quebrar com uma quantidade determinada de pedidos.

O segundo ponto é a qualidade. Procure optar por fornecedores que tenham programas de qualidade, que fazem pesquisas e se preocupam com o desenvolvimento. É importante escolher aqueles que estejam alinhados à filosofia da sua organização e ofereçam inovação.

O terceiro e último ponto do “tripé da sustentabilidade” é o custo total. Este é o momento que a sua empresa irá avaliar se o fornecedor é competitivo ou não.

Juntas, essas premissas cernem a escolha do parceiro que a empresa fará negócio, bem como o relacionamento a longo prazo.

 

Assista ao episódio na íntegra aqui!

 

Aproveite e assine a nossa newsletter, pois, em breve, divulgaremos mais um episódio do talk show do mercado B2B! ?