Nos dias 18 e 19 de outubro, o Fórum de Compras & Sourcing, promovido anualmente pelo Inbrasc e Live Universiy, reuniu especialistas do mercado de compras B2B para falar sobre as principais tendências do setor, no Grand Mercure Vila Olímpia, em São Paulo.

O Mercado Eletrônico, parceiro em mais uma edição do evento, convidou Priscila Padilha, superintendente de Suprimentos da Hidrovias do Brasil e cliente ME, para compartilhar como a área de compras está se posicionando frente às novas tecnologias e transformação digital.

Na palestra com o tema “Transformação digital: os desafios em transformar compras B2B em uma área estratégica”, Priscila falou sobre o maior propósito da digitalização dos processos do departamento: unir supply chain de ponta a ponta.

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas, atua em 5 países, com transporte hidroviário, operação de terminais, cabotagem e integração de modais.

Principais ganhos com a digitalização de compras

Durante a sua apresentação, Priscila compartilhou o cenário “antes e depois” da transformação digital, com o uso das soluções e-Procurement e Gestão de Fornecedores, do Mercado Eletrônico, parceria iniciada em 2020.

A convidada também mostrou os ganhos em produtividade. De jan/2021 a out/22, a quantidade de requisições tiveram aumento de 12%. No mesmo período, o tempo médio de atendimento ao cliente interno, dentro do prazo de até 15 dias, subiu de 76% em 2021 para 84% até o momento (out/2022).

“A partir da digitalização dos processos de compras, reduzimos riscos de compliance e conquistamos uma nova forma de comunicação com os nossos parceiros de negócios. Há ganhos nas questões relacionadas à governança, transparência e equidade”, declarou Priscila Padilha.

De acordo com Priscila, outros ganhos para a área de compras da Hidrovias do Brasil foram:

  • Rastreabilidade dos processos, da requisição ao pagamento
  • Centralização dos processos em uma base única
  • Liberação das atividades operacionais e sem estratégia
  • Diminuição de erros na entrada com informações fiscais dos pedidos
  • Transparência e visibilidade para fornecedores, sem necessidade de contato
  • Status de pagamento on time, sem necessidade de intervenção do comprador
  • Rastreabilidade end to end, com bases auditáveis e integração dos sistemas

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Até a próxima! 😉