B2B x B2C: Descubra as principais diferenças entre estes modelos de negócio

Muito se ouve sobre os mercados B2B e B2C, mas você sabe a diferença entre eles?

Uma coisa é certa, ambos crescem de maneira exponencial, apesar de terem foco em negócios diferentes.

Nesta postagem, vamos abordar todos os pontos que diferenciam estes dois modelos de comércio para que ninguém mais tenha dúvidas sobre o assunto.

 

B2B X B2C: qual a diferença?

A principal diferença entre o modelo de negócio B2B (Business to Business) e o B2C (Business to Consumer) está no tipo de cliente e operação.

Quando falamos do B2B, geralmente, o cliente é uma outra empresa, comprando para o seu consumo produtos que serão revendidos ou matéria-prima para a sua cadeia produtiva. Normalmente, são operações de vendas por atacado para utilização ou revenda corporativa.

Já no B2C, a venda acontece para o cliente final, que é normalmente uma pessoa física. Um exemplo são as operações que acontecem, todos os dias, nas lojas físicas e grandes players do e-commerce.

 

Comércio B2B cresce exponencialmente no mercado

Apesar de as operações do varejo parecerem mais relevantes para a grande maioria, o B2B movimenta, pelo menos, o dobro das vendas que acontecem no modelo B2C. Isso acontece devido ao alto volume de produtos e insumos que as empresas precisam diariamente para se manterem em funcionamento.

Segundo uma pesquisa da Forrester Research, até 2023 a previsão é que o mercado entre empresas alcance o valor surpreendente de 1.8 trilhão em transações.

Mas para entender um pouco melhor cada um dos modelos, que tal falarmos sobre as operações de cada um?

 

Operações B2B

Existem alguns modelos de operações adotados no mercado B2B:

  • Transformação:
    A indústria vende seus produtos para outras empresas, que irão utilizá-los em suas cadeias produtivas.
  • Revenda:
    Indústria, importador ou atacadista vende para os distribuidores revendedores ou lojistas.
  • Consumo:
    Empresas vendem produtos de consumo interno para outras empresas, como papel sulfite, canetas, materiais de limpeza e café, ou bens como TVs, mobílias, carros etc. Este tipo de operação de compras não engloba o core do negócio, como acontece nos exemplos acima.

Operações B2C

Já no B2C, as operações também podem ser bem variadas, mas têm sempre como público-alvo o consumidor final. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Lojas vendendo eletrodomésticos, eletroeletrônicos, roupas, calçados, livros e demais produtos para o cliente final.
  • Empresas vendendo serviços, como ingressos de shows, parques e cinema.
  • Vendas de passagens aéreas e pacotes turísticos para o cliente final.
  • Distribuidor ou atacadista vende para o consumidor final.
  • Indústria vende direto para o consumidor final.

 

B2C x B2B: Perfil de compra

Quando falamos sobre perfil, ambos os mercados também apresentam muitas diferenças, que são fundamentais para definir o tipo de comunicação e abordagem de vendas.

No B2C, a venda acontece, muitas vezes, por um impulso emocional, de ocasião e momento. Geralmente, os clientes têm baixa fidelidade e os grandes varejistas brigam para ofertar o melhor preço. As vendas acontecem de forma espaçada, com ticket médio baixo e produtos isolados.

Já no B2B, o processo de compras passa sempre por uma análise mais detalhada e criteriosa. Os clientes prezam pelo bom relacionamento comercial, com garantia de fornecimento e prazos, onde ambas as empresas saem ganhando com a transação.

As compras acontecem em grandes volumes, com maior frequência e regularidade. O preço é um fator importante, mas o relacionamento e a certeza de que os insumos serão recebidos nos prazos certos fazem total diferença na hora de fechar o negócio.

 

Se você faz parte do público B2B e ainda não tem uma ferramenta para automatizar seus processos de compra e venda, conheça as soluções do Mercado Eletrônico. Veja também nosso post sobre a importância da digitalização no segmento entre empresas.

E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre a diferença entre os modelos B2B e B2C? Deixe nos comentários!

Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado entre empresas!