Com a digitalização e os avanços tecnológicos, muitos veículos de comunicação estão optando por outros meios para divulgar suas notícias e artigos. Você já notou quantas bancas de jornal fecharam desde que surgiram os tablets e smartphones?

A ideia de transição do papel para o online é uma realidade, portanto, acostume-se. A transformação digital oferece um mundo mais sustentável e as empresas que se aproveitarem desta oportunidade poderão economizar e prosperar ainda mais. Basca escolher embarcar nesta jornada.

Para ajudá-los nessa decisão, vamos falar sobre o que é o conceito paperless e seus benefícios dentro de um mundo 4.0. Está preparado? Então, continue a leitura!

 

O que é uma indústria Paperless?

Uma indústria que segue este conceito tem como premissa eliminar ao máximo o uso de papel, estimulando o acesso às novas tecnologias no dia a dia, imprimindo cada vez menos e reduzindo o emprego de papel de forma geral.

A adoção de documentos e assinaturas eletrônicas são ótimas formas de promover a não utilização das folhas, mas claro, sempre que tiver a possibilidade.

A transição de uma empresa comum para uma paperless passa, principalmente, pela transformação digital. Nada é possível sem que a empresa utilize tecnologias que possibilitem esta mudança. Este conceito traz sustentabilidade, economia e mais rentabilidade aos negócios. Entretanto, traz também um grande desafio: pensar diferente do senso comum. Uma indústria paperless não é aquela que simplesmente transforma um documento em PDF. Mas sim aquela que tem uma solução completa, que oferece inúmeros benefícios, além de retirar a necessidade do papel.

Está pronto para acompanhar os ganhos que este conceito pode oferecer?

 

4 benefícios do conceito Paperless para sua empresa

4 benefícios do conceito Paperless para sua empresa

1. Redução de custos

A diminuição do uso de papel em toda a indústria pode ser considerado o principal benefício, pois impacta diretamente na redução de custos. Entretanto, não é somente esta economia que surge como ponto positivo, devemos levar em consideração todos os cuidados que os documentos impressos devem conter, como o armazenamento e as tintas que são usadas para gravar as informações no papel.

Ao utilizar uma solução tecnológica, a gestão de documentos se torna mais rápida, simples e inteligente. Além disso, é de fácil acesso, edição e armazenamento.

2. Alta performance

Um gerenciamento otimizado dos documentos impacta diretamente na performance das áreas, pois faz com que o fluxo não dependa do fim de uma tarefa secundária ou da ação de algum trabalhador. Com a digitalização e a aplicação de sistemas inteligentes, a informação e os relatórios de produção se tornam imediatos. Além disso, toda a informação fica armazenada em um banco de dados com políticas de segurança.

A produtividade dos profissionais da indústria e o controle dos indicadores ficam mais transparentes e concretos, uma vez que são baseados na execução das tarefas ao invés da busca pela informação.

3. Rápido acesso à informação

Ao adotar uma solução digital, o acesso às informações fica extremamente rápido e prático. Portanto, podemos dizer que este é um dos principais fatores para implementar o conceito paperless dentro das empresas. Retirar o papel e levar as informações no formato certo para o ambiente virtual aumenta a capacidade de recuperação e utilização dos dados em diversos sistemas da empresa.

4. Redução de riscos

Além de facilitar o acesso à informação e à performance dos processos, este tipo de solução também oferece rastreabilidade e histórico de alterações, o que ajuda na redução de riscos e a manter os documentos seguros, de acordo com as políticas da empresa. Os dados antes eram armazenados em gavetas, o que aumenta muito a chance de ser perdido ou esquecido. Agora, com a digitalização, os dados são altamente protegidos, trazendo históricos de acessos e alterações.

 

O mercado eletrônico possui uma solução que pode ajudá-lo na gestão de contratos e tornar sua empresa mais sustentável. Clique para saber mais!

 

E aí, será que sua empresa está preparada para o conceito paperless? Deixa a sua opinião nos comentários!

Aproveite e assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado B2B. ?