O compromisso das organizações com a sustentabilidade e como as empresas lidam com os aspectos ambiental, social e de governança (ESG) aumentam a capacidade de inovação, novas oportunidades de negócios e maior competitividade.

Prova disso é o interesse cada vez maior de investidores, parceiros e consumidores. Um estudo sobre a temática EY Global Reporting and Institutional Investor Survey, divulgado no começo de 2023, mostra que 78% dos investidores consideram que as empresas devem direcionar seus esforços e recursos para ESG, mesmo que isso reduza os lucros no curto prazo.

Outro dado que afirma o crescimento da relevância do ESG é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. A carteira reúne ações de empresas comprometidas com os impactos sociais e ambientais. Em 2023, o ISE tem recorde de participantes: são 70 companhias e 37 setores da economia. Juntas, as empresas somam mais de R$ 2 trilhões em valor de mercado.

Questões de ESG e compras devem caminhar juntas rumo à inovação

Para se manterem competitivas e bem conceituadas no mercado, as empresas terão que se preocupar em encontrar soluções que ampliem sua atuação sustentável nos pilares social, ambiental e econômico.

Isso significa que a sustentabilidade deverá ser intrínseca em todas as operações das companhias, principalmente na cadeia de fornecimento, com a escolha de parceiros que sejam responsáveis e ambientalmente corretos.

O envolvimento de consumidores, colaboradores, investidores e comunidades também está crescendo, e a tendência é que as pessoas se engajem cada vez mais, cobrando das empresas uma atuação responsável.

Por essa razão, as empresas precisam ter um viés inovador, independentemente do setor onde atuam, e isso agora deve estar intrinsecamente relacionado com o ESG. Mas vale lembrar que ser sustentável hoje vai além do conceito ambiental: é como os negócios respondem às transformações da sociedade.

Há um grande desafio de adaptação do negócio a um ambiente mais complexo, principalmente para as lideranças. O caminho pode ser menos árduo quando há comprometimento de toda a organização. E claro, nesse sentido, a área de compras carrega uma grande responsabilidade.

Para atingir o potencial sustentável, é necessário considerar estratégias, além da gestão de riscos relacionados aos fornecedores.

É preciso incorporar a sustentabilidade como uma verdadeira estratégia de negócio, encarar a temática como sendo impulsionadora de inovações em compras.

Em outras palavras, encontrar nos problemas da sociedade o que pode ser transformado em uma oportunidade de negócios, pode gerar não somente um impacto positivo para as pessoas, como também um movimento que alavanca o crescimento dos negócios.

Como engajar seus parceiros com as questões ESG e de inovação?

Investir na jornada da inovação e ter os fornecedores como parte da estratégia é uma questão de sobrevivência. E, para começar, é possível evoluir, aos poucos, o nível de maturidade na seleção de fornecedores e de sua gestão. Para serem contratados, os parceiros devem atender, ao menos, aos requisitos legais e técnicos exigidos por regulamentações e normas.

Depois que esses requisitos estiverem apresentando um resultado desejável, é hora de desafiar os fornecedores com relação à inovação, convidá-los a participar do processo de transformação de produtos, porque as novas soluções não estão somente dentro das organizações.

Um exemplo prático: ao buscar uma nova embalagem, a empresa “fornecedora A” tem um custo mais competitivo que a “fornecedora B”, mas essa última tem um laboratório de pesquisas e processos colaborativos. A chance de inovar é maior com a “fornecedora B”, o que pode aumentar o lucro e a competitividade do negócio.

E nesse caminho, a tecnologia é uma grande aliada da área de compras, principalmente porque existe uma complexidade no nível de informação dos parceiros que deve ser gerenciada continuamente e de forma transparente e integrada.

ESG e gestão de fornecedores: como a tecnologia pode ser aliada?

Gerenciar fornecedores e engajá-los com as questões sustentáveis é desafiador para a maioria das empresas. Além de questões que envolvem preço, qualidade e entrega, outras preocupações devem estar na estratégia do negócio, como impactos das atividades no meio ambiente, desabastecimento e riscos de corresponsabilidade fiscal e trabalhista.

Para gerenciar todas as variáveis, incluindo as questões ESG, e diminuir os riscos relacionados, é indispensável contar com a ajuda tecnologia.

As práticas de gestão de fornecedores, como cadastro, homologação, avaliação, inspeção e gestão de terceiros, podem ser realizadas em uma solução de Supplier Relationship Management (SRM), facilitando o engajamento da área de compras com o ESG.

Confira os principais benefícios de uma solução de Supplier Relationship Management (SRM):

  • Gerenciamento e controle de todos os fornecedores e serviços terceirizados
  • Economia, agilidade e compliance na gestão de fornecedores e terceiros
  • Construção de parcerias sustentáveis e confiáveis
  • Colaboração entre as empresas parceiras de negócios
  • Verificação da conformidade dos fornecedores
  • Avaliação dos parceiros ao longo do processo de fornecimento
  • Diminuição dos riscos relacionados aos fornecedores e terceiros

Para saber como a solução de Gestão de Fornecedores do Mercado Eletrônico pode ajudar a sua empresa, peça o contato dos nossos especialistas. Basta clicar aqui.

Até a próxima! 😉